quinta-feira, 18 de março de 2010

Os mestres do nada

"Teen Dream", dos Beach House, é o melhor álbum que ouvi até à data em que escrevo esta mensagem, isto relativamente a música lançada no presente ano. Costuma dizer-se que não há amor como o primeiro (o álbum homónimo), mas neste caso à terceira foi de vez (a devoção veio dos tempos do "Devotion" propriamente dito). Pois que agora os definitivos mensageiros da herança dream-pop para a era moderna mostram que há muitas outras direcções para as quais disparam, sem inconsequência. E, para a maior surpresa, ao vivo a experiência não se resigna minimamente: Victoria Legrand tem, realmente, uma voz maior que o mundo e Alex Scally não se eclipsa na sua sombra. Na verdade, parece-me que a maturação da banda acaba de chegar a um novo expoente: os tons harmónicos gerados pela guitarra de Scally em "Norway" são um dos seus mais fascinantes trabalhos técnicos, por exemplo. Mas não se ficam por aqui: "Silver Soul" é de uma profundidade raramente alcançada, enquanto "Take Care" coloca um novo marco no irrepreensível percurso da dupla: a presença tão iminente do teclado de Legrand raras vezes teve uma simbiose tão forte com a guitarra e a percussão.



Relativamente à noite de ontem no Lux. Ao vivo, e enquanto não estão a tocar, os Beach House parecem ser os tipos mais porreiros do mundo: Legrand na sua lisonjeada postura ao receber o mais diverso tipo de declarações de afecto e Scally na sua divertida ironia, debitando promessas de amor eterno ao público português. E o público português são o tipo de espectadores que os começam a conhecer bastante bem: as investidas em "Gila" e "Heart of Chambers" (do álbum "Devotion") foram recebidas com grande euforia, mas também temas-chave do novo álbum tiveram semelhante recepção. De resto, a reter o apoteótico final com "10 Mile Stereo", a comprovar novamente a potencialidade de uma banda cujo crescimento tem sido das coisas mais interessantes de seguir dos últimos tempos. Dream-pop is not dead.


Alinhamento (repare-se que só faltou "Real Love" para que "Teen Dream" fosse tocado na íntegra):

Walk In the Park
Lover of Mine
Gila
Better Times
Norway
Silver Soul
Master of None
Used to Be
Zebra
Heart of Chambers
Take Care

Astronaut
10 Mile Stereo

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright 2009 a esperança é essa coisa com penas. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan