terça-feira, 9 de março de 2010

Os ursos vêm a caminho


"Vai um marshmallow?"

Em situações normais, não me identifico com a utilização de rótulos como forma de catalogação de obras artísticas, independentemente do seu tipo. Compreendo, contudo, a necessidade da sua existência de modo a organizar cronologias a serem escritas enquanto História propriamente dita, assim como compreendo a necessidade do cérebro humano de organizar as coisas por arquivos. É que mesmo na catalogação aparentemente impessoal, há individualidade, levando-nos à redundância de questionar a verdadeira utilidade da organização dos arquivos.

Assim, devo dizer que me parece haver mais a dizer sobre as bandas integradas (voluntariamente ou não) no pós-modernista rótulo de "new-rave" do que parece à partida. Em primeiro lugar foram os Klaxons que chegaram para me assombrar frequentemente as listas de reprodução do iTunes há quase 3 anos ("Gravity's Rainbow" é, segundo me consta o lastfm, a 5ª música mais reproduzida da minha biblioteca desde que ali abri conta); agora são os Late of the Pier. Chegando com quase dois anos de atraso aos meus ouvidos, não é difícil de perceber que existe aqui algo de intrinsecamente geracional (um pouco à semelhança do que acontece com os MGMT) a que se torna muito difícil reagir com indiferença. Não me refiro apenas ao seu forte apelo à descarga energética mais física (quem sabe animalesca) mas também à estrutura das suas faixas: a regeneração ao longo de "The Bears Are Coming" teima em alojar-se nas playlists aleatórias criadas pelo meu cérebro, ao lado de ecos de "Mad Dogs and Englishmen" reverberados com samples de "Broken" (isto querendo evitar os mais óbvios "Space and the Woods" ou "Bathroom Gurgle").

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright 2009 a esperança é essa coisa com penas. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan